Pular para o conteúdo principal

Tema da Semana - A tecnologia como meio de acesso à educação, modalidade à distância.

 Utilizando a tecnologia como aliada da educação - WPensar blog – Tudo sobre  Gestão Escolar

“O uso de tecnologias na educação e a possibilidade de expansão da garantia do direito à educação, via modalidade à distância”

 

DIREITO À EDUCAÇÃO: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho

EAD
Em 2005, a modalidade foi regulamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pelo Ministério da Educação

   O EaD é uma forma de ensino mais democrática, pois rompe barreiras geográficas, sociais e culturais, permitindo que mais pessoas tenham acesso à educação. Isso porque as mensalidades são mais baratas, já que o curso exige menos infraestrutura por parte das instituições de ensino. Além disso, o aluno não gasta com o deslocamento, somente em alguns dias de aula presencial, e faz com que as mesmas informações transmitidas a um aluno de uma grande cidade alcancem outro aluno que mora distante dos grandes centros.

 

PROBLEMÁTICAS

 No entanto, tal modalidade pressupõe o acesso à internet, a computadores e a celulares por parte de seus estudantes.

O acesso à internet ainda não é realidade para 30% da população brasileira, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios de 2018

- Ensinar nos dias de hoje requer computadores, internet, televisão, e outros materiais. A falta de qualquer um desses componentes pode atrasar o ensino das crianças. Deveria ser responsabilidade do governo disponibilizar essa estrutura.

Logo, para garantir novas formas de ensino é necessário que o Estado seja responsável pela estrutura e pela capacitação de profissionais.

Além desses fatores básicos, muitas casas não possuem nem as condições mínimas para criar um ambiente de estudos adequado, além de estarem em locais com instabilidades de caráter social que interferem diretamente na concentração e no aprendizado.

 

 ALUSÕES

·        PONTES DE HIDROGÊNIO: ligações microscópicas realizadas entre moléculas orgânicas e inorgânicas, atuam como mediadores entre os compostos, unindo-os e contribuindo para reações.

COMO UTILIZAR-> A educação à distância possui a tecnologia, responsável por facilitar tal processo (visto que independe do deslocamento), como mediadora, contribuindo, dessa forma, para que os indivíduos que sofrem com a conturbada mobilidade urbana tenham acesso á educação

 

·        HERÁCLITO DE ÉFESO:  Universo em constante mudança

“ O sol é novo a cada dia”,

 “Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio... pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem!”

COMO UTILIZAR-> Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático, ficou amplamente conhecido por defender a teoria da mobilidade e o constante fluxo do universo. Dessa maneira, tendo como base tal linha de pensamento, nota-se que tudo na sociedade é passível à mudança, inclusive, com os avanços da tecnologia, que permite quebrar as barreiras da distância, o próprio sistema educacional.

Diante disso, conclui-se que os impedimentos da inclusão digital estão relacionados à falta de infraestrutura, ao custo elevado e à ausência de conhecimento das ferramentas básicas.

 

SOLUÇÕES

·         O governo deve criar políticas públicas de inclusão digital, como ofertar cursos de informática nas escolas e regiões carente atendendo a todas as faixas etárias, além de expandir as áreas de acesso à internet.

·         criação de alternativas de ensino em grupo, como ambientes de aprendizado coletivos.

·         disponibilizar internet universal e gratuita para que as demais ações de expansão de EAD sejam adotadas.

Ex:

   Logo, cabe ao Poder Executivo, direcionando o erário, arrecadado pela Receita Federal, de forma mais apropriada, mapear as regiões mais carentes de tecnologia no País e promover a democratização dessas informações, por meio de projetos que visem atingir toda a população, em especial, os mais pobres, instalando pontos gratuitos de acesso à internet em áreas periférica, a fim de, por meio das tecnologias, garantir o acesso à educação.

COMO?

·         Parcerias público-privadas O primeiro indicador para uma PPP bem-sucedida é, justamente, seu objetivo inicial: prestar um serviço público com a qualidade que um governo municipal, estadual ou federal não consegue atingir

·         Fornecer subsídios às empresas

O que são subsídios?

Os subsídios são incentivos fiscais ou até mesmo um auxílio financeiro para promover o desenvolvimento de uma atividade que seja interessante economicamente para a sociedade. Por exemplo, a redução dos impostos para atrair empresas que podem empregar um número grande de trabalhadores.

 

Uma vez tendo acesso ao conhecimento, estas pessoas passam a ter maiores oportunidades de trabalho e maiores rendas familiares; podendo ascender-se continuamente

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafios à promoção da saúde mental no Brasil

    Tema da semana: Desafios à promoção do direito à saúde mental no Brasil ◈ De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro , ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.   O maior desafio para as políticas de saúde mental no Brasil hoje é o enfrentamento do uso do crack. Com a desospitalização promovida a partir dos princípios da Reforma psiquiátrica e o consumo crescente da droga em todas as esferas sociais, o SUS tem atuado de forma interdisciplinar, objetivando construir uma estratégia eficaz de enfrentamento do problema, já considerado uma epidemia por diversas instituições. ◈ Grécia Antiga e os seres especiais Na cultura grega, a loucura era considerada um sinal de ligação direta entre os  homens e os deuses . Os loucos eram capazes de profetizar o futuro e conheciam todos os mistérios da vida. Eram espec...

Tema da Semana: As vacinas como uma garantia ao direito à saúde da população.

  As vacinas como uma garantia ao direito à saúde da população. ◈ De acordo com a Farmacologia e com a Imunologia, vacina é a suspensão de microrganismos patogênicos, mortos ou atenuados, introduzida em um organismo, a fim de provocar a formação de anticorpos contra determinado agente infectante. As  vacinas  têm como função estimular o sistema imune a produzir anticorpos, que têm como objetivo proteger o organismo da invasão por bactérias e por vírus responsáveis por causar doenças infecciosas. O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias. Eventuais reações como febre e dor local, podem ocorrer após a aplicação de uma vacina, mas os...

Tema da Semana - Direito à moradia

  Tema da Semana: a questão dos moradores de rua e a ineficácia da garantia do direito à moradia no Brasil. *Porque pessoas vivem em situação de rua * A população em situação de rua é composta por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, de vínculos interrompidos ou fragilizados e a falta de habitação convencional regular. É consenso entre estudiosos que crises econômicas graves e prolongadas estimulam o aumento da população sem emprego e moradia disposta a ocupar calçadas, viadutos e praças. Especialmente quando há muita gente abaixo da linha da pobreza e as políticas de assistência e promoção social são inexistentes ou falhas. O professor da UFMG, André Luiz Dias, aponta que a falta de políticas públicas estruturantes: moradia, trabalho, renda, educação e saúde, influencia no aumento dessa população  No Brasil atual, as crises econômicas e as políticas públicas frágeis resultaram em 12 milhões de desempregados e 54,8 milhões de ...